Trabalhos 2021

Escola Secundária de Arouca (Arouca)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Com a TetraPak e a Compal,<br/>a Todos desejamos um<br/>FELIZ NATAL!
A manta: retalhos de um Natal
Pormenores de cor, luz e afeto
O Espírito de Natal 2: a união faz a força.
Enfeites de Natal

Memória Descritiva:

Nesta atividade participaram muitos alunos do 3ºciclo e foi difícil selecionar o trabalho para o concurso. Escolhemos este trabalho porque ele representa a dedicação, empenho e esforço dos meninos da Educação Especial.
Em que consiste o trabalho:
O trabalho consiste num painel com 15 trabalhos individuais de 24cm por 20cm. Foi inspirado nas tradicionais toalhas/mantas bordadas.
Intervenientes:
Os trabalhos foram realizados pelos alunos com necessidades específicas (défice cognitivo, autismo, síndromes de cromossomopatia nos cromossoma 17, 21 e 22, síndromes raros, SAF) a beneficiar de medidas adicionais de apoio à aprendizagem e inclusão do 2º e 3º ciclos e secundário, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Foram realizados no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), sob a orientação dos professores de Educação Especial e de Geografia durante as aulas de desenvolvimento de competências de APS (Autonomia Pessoal e Social) e as aulas de Geografia com adaptações curriculares significativas. A execução do trabalho levou 6 aulas de 50 minutos.
Dimensão total do painel: altura 2m, largura 1,20m.
Materiais usados/descrição da execução:
Os materiais usados fita de organza vermelha, colas, papel autocolante vermelho, desperdícios de feltro branco, feltro vermelho, lã, botões, hastes de torção douradas, tintas spray dourada, purpurina dourada, cartolina, tubo rígido VD e argolas de cortinados. Fez-se a recolha de embalagens na escola, promovendo a separação e reutilização de materiais. As embalagens de sumo Compal de 200ml foram todas recolhidas no espaço escolar (bufete dos alunos e bufete da sala dos professores), tendo sido recolhidas cerca de 100 embalagens para a realização dos trabalhos do painel. Solicitou-se aos alunos que trouxessem de casa embalagens de sumo Compal de 1litro. Foram recolhidos cerca de 20 pacotes de litro. Os pacotes de tamanho 1litro foram “esfolados”, separando-se a parte metalizada interior da parte exterior que foi utilizada para cobrir os desenhos natalícios. A parte interior metalizada foi colada em cartolina e constituiu a base de cada trabalho individual sobre o qual foi colada a figura natalícia criada pelo aluno. Nas embalagens de sumo Compal de 200ml utilizou-se o exterior também para cobrir os desenhos natalícios. Cada aluno a seu gosto selecionou os elementos/frutos representados nas embalagens privilegiando os tons amarelados e vermelhos. Depois de cada enfeite concluído foi rematado com tiras de papel autocolante vermelho. De seguida, uniram-se os trabalhos individuais com as argolas e as fitas de organza vermelha. Criou-se uma moldura em tubo rígido VD, pintada com tinta spray dourada à qual se fixaram os 15 enfeites individuais e se rematou com alguns adornos (estrelas e presentes) feitos de mais embalagens de sumo Compal.
Objetivos do trabalho:
A decisão de levar os alunos com necessidades específicas a beneficiar de medidas adicionais de apoio à aprendizagem e inclusão a participar neste concurso prendeu-se com intensão de promover nos mesmos a valorização das tradições e dos ideais da época natalícia (partilha, amizade, beleza, luz, …; incentivar a reutilização de materiais; sensibilizar para a redução de produção de resíduos; estimular alterações comportamentais que promovam um futuro sustentável, como o uso do ecoponto amarelo; desenvolver o espírito criativo, artístico e de cooperação.
Metodologia:
Utilizou-se uma metodologia participativa e de envolvimento de todos os alunos com necessidades específicas, assim como dos professores intervenientes e dos serviços dos bares da escola. Recorreu-se a uma metodologia de construtivismo que envolveu pesquisa, recolha, planeamento e realização. Portanto, numa primeira fase, selecionamos materiais que poderiam ser utilizados e que a nossa escola nos poderia fornecer através de recolha e triagem dos ecopontos e caixotes de lixo do recinto escolar. De seguida, procedeu-se à montagem dos trabalhos individuais com os materiais recolhidos e seriados, anteriormente referidos, ao ponto de permitir, numa perspetiva didática que os alunos vissem e percebessem a quantidade de lixo que é produzida diariamente. Os materiais recolhidos, maioritariamente provenientes do lanche dos alunos, serviram para elaborar os trabalhos. Os alunos foram, desta forma, sensibilizados para a questão da sustentabilidade vista nas suas três dimensões: ambiental, económica e social, onde o processo de reutilização, conjugada com uma área temática social e cultural (Natal), permitiu a economia de recursos e um contributo para a melhoria do nosso ambiente.
COORDENAÇÃO

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