Trabalhos 2021
Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Num ano tão atípico como este, onde o Natal não será como nos anos anteriores, nem nas nossas casas nem na escola, é importante dar alguma normalidade aos nossos dias. A época natalícia é propícia a festas, abraços e partilhas, luzes, brilhos e muitos enfeites, mas este ano, não podemos dar abraços, os trabalhos em grupo implicam distanciamento, as turmas não se podem misturar e o uso de máscara é absolutamente obrigatório. No meio de tantos condicionalismos, onde fica então a escola? Pois é, vivemos temos que que nos obrigam a reinventar. A nossa escola realizava, no final do primeiro período, as Mesas de Natal, era a nossa consoada, todos trazíamos comida que partilhávamos com os colegas e professores e decorávamos a sala de aula para o convívio do último dia de aulas do período. Este ano não há mesas de Natal e nem enfeites haviam, ou seja, não cheirava a Natal e as escolas precisam do Natal.Assim, neste contexto, o concurso da Compal foi o mote para celebrarmos o Natal, não como em anos anteriores, mas igualmente espetacular.
Todas as turmas foram desafiadas a decorar as portas das suas salas de aulas, tendo sido feita uma distribuição das portas pelas turmas, chamamos-lhe “Portas de Natal”. A decoração das portas implicava regras, nomeadamente a utilização materiais reciclados, resíduos florestais, embalagens tetra pack e embalagens Compal. Todas as portas tinham de ter enfeites construídos com embalagens Compal, com destaque para o símbolo FSC®.
Deste modo, pegando na ideia da Compal, pensamos um pouco mais e decoramos a nossa escola com materiais reciclados e com embalagens que iriam para o lixo, mas que ganharam nova vida. Cada sala ficou a parecer a entrada para um mundo de sonhos.
Materiais utilizados:
- resíduos florestais, restos de tecido e botões, embalagens Tetra Pack e embalagens Compal, colas, fitas, caixas de cartão e sobras de cartolinas de outros trabalhos.
Metodologia:
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi dado a conhecer o projeto, às turmas, que tomaram conhecimento do regulamento. Cada turma escolheu os materiais e a forma como os iria utilizar, iniciando-se, em aula, os trabalhos criativos que foram continuados me casa.
No final, com as portas decoradas, foram selecionados 20 enfeites para o Passatempo da Compal “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”. A seleção foi feita por um grupo de alunos e professores.
Intervenientes:
Todas as turmas participaram, tendo sido um trabalho a desenvolver na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, inserido nos temas de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, que contou também com a colaboração do conselho de turma.
No final, decoramos portas de 23 salas de aula. Os alunos, professores e auxiliares adoraram esta atividade e empenharam-se muito na sua concretização. A escola ficou muito bonita!