Trabalhos 2021
Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes (Madalena)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
PASSATEMPO “ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA”Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes
Os alunos dos 8.º C elaboraram os enfeites de Natal a concurso predominantemente com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal. Utilizámos materiais complementares como colas, cordéis, arame e outros (preferencialmente reutilizados), sendo que tivemos o cuidado de não usar tintas. Além disso, salientamos que aparece em destaque nos enfeites a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e o símbolo FSC®. Salientamos também que os trabalhos são predominantemente da cor, amarela e/ou vermelha e prateados.
Apelando à criatividade e originalidade, envolvimento dos alunos, demonstração da capacidade de reutilização de recursos e cumprindo as regras do presente regulamento, foi possível elaborar 30 enfeites de Natal. Por fim, destacamos que o registo do processo de construção dos enfeites de Natal bem como os detalhes de alguns enfeites, onde se observa a utilização de embalagens Compal, os símbolos da Tetra Pak e FSC®, é visível nas fotografias.
De notar que todos os enfeites de Natal foram colocados nas árvores que decoram agora o átrio de entrada da escola. Salientamos ainda que é possível fazer fotografias no local, uma vez que colocámos um cadeirão para o efeito.
Os alunos do 7.ºB elaboraram os enfeites de Natal utilizando os materiais existentes na sala de Educação Tecnológica, nomeadamente: cartão canelado, diversos papéis, botões, fitas, fios, caixas de ovos, embalagens em cartão, entre outros. Neste contexto deu-se especial importância à aplicação da política dos 3 R`s nesta época natalícia. Comum a todos os enfeites estiveram as embalagens Tetra Pak de sumo “Compal” que os alunos trouxeram de casa. As técnicas usadas pelos alunos foram o recorte, a colagem, a dobragem, o vincar e o traçar de circunferências.
Uma vez concluídos, os enfeites foram pendurados numa árvore reutilizada construída através de paletes e tampas. Este produto final foi colocado no átrio de entrada da escola para embelezar o espaço, mostrar à comunidade escolar o que os alunos executam e principalmente para sensibilizar todos os que por ali passam para a importância da reutilização destas embalagens.