Trabalhos 2021
Escola da APEL (Funchal)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Memória descritiva “ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA”Intervenientes:
Os enfeites de Natal para esta atividade “ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA”
foram realizados pelos alunos na Escola. Os alunos que participaram foram os da turma do 1º ano do Ensino internacional IBDP e os alunos da Educação Especial. Devido à atual situação pandémica, foi necessário cumprir com várias regras como a desinfeção regular das mãos e dos materiais manuseados.
Objetivos:
Esta atividade surgiu na sequência dos workshops de Natal: “Natal com menos desperdício- decorar, mas a reutilizar” que teve início na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos assinalado de 21 a 29 de novembro de 2020. Com esta ação pretendeu-se promover a reflexão em torno da problemática do excesso de produção de resíduos, alertando para a necessidade de reduzir o desperdício e elucidando sobre como fazê-lo, numa época de grande consumo e produção de resíduos como o Natal. Informou-se previamente a comunidade escolar sobre a atividade e solicitou-se a quem tinha por hábito consumir sumos da marca Compal, a recolha e a entrega das embalagens da Tetra Pak em vez de deitá-las fora ou mesmo colocá-las para reciclar.
Materiais e processo de construção:
De forma a poder utilizar as embalagens, os alunos abriram, lavaram e secaram as mesmas antes de iniciar os trabalhos. Depois, os alunos fizeram uma pesquisa na Internet para ter ideias e encontrar moldes de vários enfeites de Natal. Os materiais utilizados foram predominantemente embalagens de sumo da Tetra Pak da marca Compal. No entanto, foram também utilizadas colas (cola líquida, cola UHU e cola quente); UHU-Gliter Glue; tintas acrílicas amarela, verde e vermelha; spray dourado; desperdícios de serapilheira; desperdícios de papel celofane; ráfia dourada; caneta de acetato preta; molas da roupa; arame; restos de lã verde; algodão; pinceis; fita cola; tesoura e agrafador. A árvore de Natal onde foram colocados os enfeites, foi uma árvore artificial já existente na Escola, por isso foi reutilizada.
Os enfeites criados foram vários. Um presépio grande foi construído a partir de embalagens da Compal e colocado no chão ao pé da árvore e outros enfeites foram criados para decorar a árvore de Natal. Estes incluíram um grande boneco de neve, estrelas (de dois tipos), uma fita de enfeites de serapilheira, presépios pequenos dourados, bolas de fitas, pequenas árvores de Natal, caixas de presentes, sinos, anjos e caixas decoradas com pinhas. Por isso as metodologias foram diversas e serão explicados com mais pormenor apenas algumas:
• Para fazer a fita de serapilheira com enfeites, primeiro foram recortados os enfeites das embalagens da Compal a partir dos moldes de enfeites diversos (anjos, sinos, laços, bolas, estrelas, etc.). Muitos dos enfeites foram pintados de amarelo ou de vermelho. Todos os enfeites foram então colados na fita de serapilheira com cola quente. A fita foi colocada na árvore de Natal com a ajuda de molas da roupa.
• As bolas de Natal de fitas foram feitas cortando tiras de aproximadamente 2cm de largura das embalagens de 1L da Compal, Tetra Pak. Depois foram furadas em três pontos: meio e extremidades, de modo a passar o arame por entre esses pontos e formar as bolas. Estas foram pintadas depois com tinta amarela e vermelha.
• Os presépios dourados pequenos foram elaborados com embalagens da Compal de 1L, rolhas e bolas anti traça. Tudo material reutilizado! Depois de limpas, as embalagens foram abertas na parte da frente de modo a se visualizar as imagens da Sagrada Família. Aos lados foram dados dois cortes longitudinais de cada lado, no seu comprimento, mantendo duas tiras que viriam a formar as paredes laterais e a casinha. Nessas tiras foi dado um corte em cada uma das pontas, em lados opostos, de modo a encaixar uma tira na outra, formando assim o telhado. Na parte detrás procedeu-se ao corte em dois triângulos que posteriormente foram dobrados para o interior da embalagem permitindo o fecho da casinha. Por fim, pintou-se a caixa com tinta spray dourada, no seu exterior, mantendo o interior da cor original, prata. Na base da casa colou-se as figuras do presépio, S. José, Maria e o Menino Jesus. Estas figuras foram construídas com rolhas e bolas anti-traça que foram coladas com a ajuda de cola quente e foram pintadas a gosto, umas todas vermelhas outras todas amarelas ou apenas as cabeças vermelhas e amarelas. De salientar que as figuras vermelhas são S. José e Maria e a figura amarela o Menino Jesus.
A árvore com os enfeites de Natal foi colocada no hall de entrada/saída da Escola para que toda a comunidade escolar pudesse ver.