Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 do Bairro Padre Cruz (Lisboa)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Enfeite de Natal: Bola
Enfeite de Natal: Estrela
Enfeite de Natal: Flor de Natal
Enfeite de Natal: Pinheiro
Alunos do PIEF C e a Árvore de Natal
Árvore de Natal Tetra Pak / Compal

Memória Descritiva:

Neste projeto participaram todos os alunos da turma do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) de 3º ciclo, da turma C, da Escola Básica de 2.º e 3.º ciclo do Bairro Padre Cruz, contando também com o envolvimento das docentes das disciplinas de “Ciências, Homem e Ambiente”, Filipa Roque do Vale, e “Oficina de Arte Urbana”, Tânia Ferreira, e da Técnica de Intervenção Local, Rute Pereira.
Para a atividade o grupo projetou realizar 4 enfeites diferentes (1 estrela, para o topo da árvore; 6 bolas; 6 pinheiros e 6 flores-de-natal) e construir a estrutura de uma árvore para colocar os enfeites.
As tarefas foram divididas e orientadas por grupos de alunos.
Para a árvore, foram reunidos ramos de árvores do jardim da escola. A base foi realizada com cartão onde foram coladas as 5 aberturas (gargalos) das embalagens de sumo de 1l da Compal, para fixar os ramos. De seguida a estrutura foi pintada de dourado e aplicada cola e farinha para transmitir a ilusão de neve.
Para a construção da estrutura de cada bola, foram recortados 8 círculos, com o mesmo diâmetro, 4 no cartão da embalagem Tetra Pak e 4 em cartolina vermelha ou amarela. Cada círculo foi dobrado em quatro partes iguais e todos foram colados de acordo com uma determinada sequência, para que se obtivesse a estrutura de uma bola em 3D.
Na realização das Flores-de-Natal, recortaram-se para cada enfeite, 4 tiras retangulares de cartão das embalagens Compal, estas foram dobradas ao meio, no sentido do comprimento e os cantos foram dobrados e colados. Juntando todas tiras, colou-se no centro, para as unir, a tampa da embalagem. Em seguida deu-se forma às pétalas, desdobrando as tiras de cartão.
Para a construção dos pinheiros, cortaram-se triângulos de vários tamanhos que se colaram de forma intercalada, com o exterior da embalagem e com o interior prateado.
Por fim, a estrela que se encontra no topo da árvore, foi realizada com 10 quadrados de cartão das embalagens de sumo da Compal. Cinco quadrados pequenos e cinco maiores. Estes últimos apresentam o exterior da embalagem e foram colados em forma de cartucho. Os quadrados pequenos, do interior prateado da embalagem, foram dobrados em triângulos. Posteriormente foram unidos de forma intercalada e no centro foi colada uma pequena estrela com o símbolo da Compal.
Todos os enfeites foram presos com cordel e dispostos na árvore, para complementar foram colados pequenos laçarotes em trapilho de cor vermelha.
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png