Trabalhos 2021
Escola EB1/JI de Vitorino Nemésio (Praia da Vitória)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Este ano os Enfeites de Natal de um corredor da ESVN Estiveram Por Nossa Conta!Pois é! Este trabalho resultou do trabalho dos alunos de duas turmas do 7º ano (C e D) da Escola Secundária Vitorino Nemésio, que no âmbito do Domínio Educação Ambiental da Área Curricular de Cidadania e Desenvolvimento, que têm a docente em comum, abraçaram o projeto com o intuito de participar no passatempo: ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA do programa EcoEscola.
Também se contou com a colaboração dos docentes de Educação Tecnológica (Cláudio Cardoso e Sérgio Caldeira) e Físico-Química (Sandra Monteiro) na afixação dos enfeites de Natal.
Os alunos desenharam, em papel de rascunho, uma figura à qual associassem o Natal, tendo surgido imagens de: pinheiros, meias, trenós, árvores, presentes, renas, azevinho, bolas, bonecos de neve, sinos, Pais Natal, estrelas…
Depois de melhorarem os seus esboços, os desenhos serviram de molde para o desenho que foi transposto para as embalagens Tetrapak de 1L de sumo da Compal, que foram reunidas pelos alunos desde meados de novembro e que as trouxeram lavadas e secas, tendo sido abertas a quando da construção dos enfeites.
De modo a permitir uma maior visibilidade aos desenhos os mesmos foram colados em CD´s que posteriormente foram afixados com bostik num placard de cortiça, previamente forrado com papel de cenário, no corredor das salas de aulas das duas turmas.
Para a organização dos enfeites foi escolhido o formato de Árvore de Natal, onde foram colocados a maioria dos CD´S, tendo os restantes sido afixados em volta da árvore. No total foram criados 42 enfeites de Natal
Para além das embalagens Tetrapak de 1L de sumo da Compal e CD´s, foram utilizados na ornamentação dos enfeites os seguintes materiais: cola de bisnaga, cartolina, fitas de tecido, botões, EVA…
No final teve-se o cuidado de depositar no Embalão as sobras das embalagens, e entregar as tampas para a campanha de recolha de tampas promovida por colaboradores da escola e colocado as sobras de papel no Papelão.
As coordenadoras do Programa EcoEscola:
Cláudia Marcão
Sandra Monteiro