Trabalhos 2021
Escola EB1/PE da Calheta (Calheta (Madeira))
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
No âmbito do passatempo "Este Natal, os enfeites estão por tua conta (Tetra Pak)", a EB1/PE da Calheta decidiu trabalhar enfeites de Natal com todas as turmas. Previamente, foi solicitado aos alunos e encarregados de educação embalagens da Compal. As decorações foram realizadas essencialmente com embalagens da Tetra Pak da marca Compal e sempre que possível evidenciando o símbolo FSC®.Deste modo, a turma do Pré-Escolar, dos 3 e 4 anos, escolheu decorar uma bota com sinos e estrelas.
A turma dos 5 anos usou como base uma estrela, enfeitou com estrelas, com um círculo ao centro e colocou um fio de lã vermelho para afixar no pinheiro.
Os alunos do 1.º ano usaram as embalagens para criar flores, espalmando-a e recortando pequenas fitas. Depois foram coladas com cola quente e no centro uma tampa de metal da maraca Compal. Executaram ainda pinheiros com o símbolo Tetra Pak a fazer de ramos e círculos a fazer de tronco, estes foram colados num espeto de madeira, posteriormente colaram estrelas para enfeitar. Fizeram ainda bolas enfeitadas com círculos verdes da Tetra Pak. e no centro uma tampa da Compal.
A turma do 2.º Ano aproveitou as diversas embalagens para elaborar dois enfeites, nomeadamente sinos e flores. Os alunos desenharam círculos nas embalagens e recortaram. Para os sinos realizaram dobragens, colocaram um arame e na ponta quatro círculos, duas folhas a fingir azevinhos e duas bolas de papel vermelho, para as flores usaram os círculos e tampa da compal no centro.
Os alunos do 3.º ano, elaboram anjos e caixinhas, simbolizando o Calendário do Advento. A turma criou um cone a partir das embalagens da Compal, desenhou asas de um anjo e recortou-as. Posteriormente, decorou o cone com círculos, fitas e corações, de modo a evidenciar as embalagens da Tetra Pak da marca Compal e o símbolo FSC®. Com o interior da embalagem, os alunos criaram pequenas caixinhas e decoraram com desenhos de cristais de gelo, estrelas e círculos feitos com moldes, recorrendo sempre à Compal. Executaram ainda duas árvores de Natal tendo como base os cones. Numas foram colados círculos e noutras tiras cortadas pelos alunos em forma de franjas.
A turma do 4.º ano criou um anjo a partir de dobragens em leque da embalagem da Compal, colaram uma tampa de metal da Compal a representar o rosto e um fio colorido no pescoço. Também fizeram uma rena utilizando cartão e no nariz colocaram uma tampa de metal da Compal.
No computo geral, o passatempo foi bem acolhido pelos alunos e professores despoletando nos alunos muita curiosidade e entusiasmo.