Trabalhos 2021

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Sede) (Aveiro)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Construção da estrela. Nesta foto podem-se ver 2 peças que irão encaixar e integrar uma estrela tridimensional.
Presépio.<br/>Nesta foto pode observar-se o final de um presépio, em que o aluno utilizou um pacote de leite para elaborar a cabana e construiu um presépio recorrendo a materiais diversos. Os símbolos foram retirados de uma embalagem de sumo compal.
Anjo. Nesta construção houíe o cuidado de introduzir todos os simbolos bem destacados, numa figura bidimensional feita em Tetra Pak e representativa desta quadra.
Árvore de Natal. Esta foto mostra a Árvore de Natal com alguns dos enfeites, realizados pelos alunos.
Bola de Natal. Bola tridimensional feita a partir de circulos obtidos de um pacote de sumo Compal.

Memória Descritiva:

Este Natal, os enfeites estão por tua conta (Tetra Pak)
Memória descritiva
Esta actividade é promovida pela Compal e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa. Abraçamos o desafio com o intuito de reforçar a mensagem acerca da importância da separação seletiva e reutilização, nomeadamente, das embalagens da Tetra Pak, no ecoponto amarelo e a proteção do Ambiente. O trabalho foi dinamizado pela docente de Educação Tecnológica, nas turmas do 7.º ano do 3º ciclo.
1ª fase - foi feita a sensibilização para a atividade e foi proposto aos alunos a recolha de embalagens Compal e a sua higienização.
2º fase - desenvolvimento, por parte dos alunos, do projecto do trabalho que pretendiam executar. Os alunos foram alertados para a integração dos símbolos Compal, Tetra Pak e FSC nos seus trabalhos.
3ª fase - execução do projecto seguindo as instruções fornecidas pela docente relativamente aos materiais complementares a utilizar dando sempre a prioridade à reutilização. As principais técnicas utilizadas na elaboração dos trabalhos foram o recorte de Tetra Pak, encaixe de peças e colagem.
4ª fase - selecção dos trabalhos que mais agradaram aos alunos e que cumpriram os requisitos do concurso para integrar a Árvore de Natal da escola.
5ºa fase – construção da árvore e colocação dos enfeites de Natal. Na construção da árvore recorreu-se, à reutilização de uma estrutura que serviu de caule para á árvore e os ramos utilizados são resultantes da poda de um arbusto.
A parte mais difícil do trabalho foi a obtenção da cor amarela/vermelho sugerida no regulamento, pois essas cores não são predominantes nos artigos consumidos pelos alunos.
Os alunos aderiram com entusiasmo a esta iniciativa e realizaram enfeites que, superaram, em muito, o número solicitado.
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png