Trabalhos 2021
Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Memória descritivaNa construção dos enfeites, no âmbito do desafio Tetra Pack em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e a Compal, foram tidos em conta os seguintes aspetos:
1. Processo de construção dos enfeites, materiais e metodologia
Como ponto de partida da atividade, foi divulgada à escola a iniciativa no enquadramento da estrutura EcoEscolas, nomeadamente com o apelo à recolha de embalagens de cartão de alimentos líquidos Tetra Pak e Compal.
Numa segunda fase, foram analisadas com os grupos de alunos ideias para a realização dos enfeites de Natal com o recurso ao aproveitamento das embalagens recolhidas.
Como resultado da partilha de ideias, foi idealizada uma solução que utilizasse sem desperdício a totalidade dos materiais recolhidos e existentes na escola e em casa dos alunos, nomeadamente: cartão reciclado de caixas velhas; embalagens Tetra Pak Compal; papel de lustro reutilizado, rolos de cartão inutilizados, tampas de embalagens para o efeito de bolas de Natal; palhinhas, linha e fitas para as estrela, casca de arvore, cortiça de rolhas, algodão, esferovite e cola quente para a união dos materiais.
Como processo de construção das peças, foram lavadas, recortadas, dobradas e coladas as embalagens, selecionadas e aplicadas as peças coloridas nas embalagens com respetiva abertura, construídas as bases com colagens e unidas também com o recurso à dobragem e ligação com linha e fita.
Procurámos fazer aparecer em destaque em alguns enfeites, a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e o símbolo FSC®.
Foram realizados cerca de 20 enfeites de Natal originais por cada ciclo de ensino ( estrelas, bolas, floco de neve, anjos, luminárias e casinhas). Os enfeites de Natal foram colocados como partes constituintes de uma árvore de Natal feita toda ela com aproveitamento de elementos de outros anos, alguns foram pendurados em salas de aula e as luminárias e as casinhas colocadas como elementos decorativos de espaços diversos da escola (salas de aula, biblioteca, papelaria, secretaria, sala de professores,…)
2. Intervenientes
Foram intervenientes principais os alunos do 2º e 3º ciclos e as docentes de E.T. e E.V.