Trabalhos 2021
Escola Básica da Charneca (Guimarães)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
A Escola EB1 da Charneca participou no passatempo “Este Natal , os enfeites estão por tua conta” , promovido pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, onde contou com a participação dos alunos da CAF (integra os alunos dos diversos anos), alertando para a importância da reutilização dos materiais.Passo a descrever as etapas do decurso da elaboração dos enfeites de Natal:
1- Fez-se uma sensibilização e incentivou-se à reutilização de materiais para decorar a árvore de Natal com motivos natalícios, para isso os alunos levaram para a escola pacotes da Compal e também pacotes de leite para a elaboração da árvore de Natal.
2- Nas horas de CAF os alunos começaram a desmontar os pacotes da Compal para posteriormente com os moldes decalcarem as imagens (estrelas, anjos, flocos de neve) nos pacotes e recortarem.
3- Para a elaboração de algumas estrelas, cortaram fitas dos pacotes, seguidamente começaram a construir, formando dois triângulos com a finalidade de os unir de forma a parecer estrelas.
4- Para o anjo, cortaram-se fitas pequenas de forma a lembrar uma lágrima para depois colar umas às outras, na base quatro, seguidamente três, duas e uma, no topo enrolamos até obter um rolo para formar a cabeça, no fim, com a mesma técnica da lágrima formou-se as asas.
5- Na preparação do floco de neve maior utilizamos uma técnica diferente, cortamos e enrolamos fitas dos pacotes da Compal seguidas para criar rolos, uns maiores ou mais pequenos colando para obter um floco.
6- Criámos de raiz a nossa árvore de Natal, onde primeiramente colamos os pacotes uns aos outros e por fim pintámos com tinta verde.
7- Por fim, colámos e prendemos os enfeites na árvore de Natal.
Os materiais que foram utilizados para a construção dos enfeites de Natal foram os pacotes da Compal, cola quente e normal, tesouras, lápis, arame.
Os intervenientes que participaram neste projeto foram os alunos da CAF, os professores de artes performativas e a coordenadora do estabelecimento/coordenadora eco-escolas.