Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Manuel de Figueiredo (Torres Novas)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Abertura das embalagens/ aproveitamento das vincagens para a construção dos anjos.
Sólidos geométricos, para a representação das bolas de Natal.
Árvores de Natal e pinha.
Pormenor do cabelo e do fato do anjo.
Vários elementos decorativos.
Árvore com os diversos enfeites natalícios elaborados.

Memória Descritiva:

“Este Natal os enfeites estão por tua conta”
Na disciplina de Atelier de Artes, e no âmbito das UT PROJETO – Objetivo Geral: Dominar atividades coordenadas e interligadas para a realização de um objetivo e TÉCNICA – Objetivo Geral: Alterações no meio ambiente (Reciclagem), foi proposto aos alunos a participação na atividade “Este Natal os enfeites estão por tua conta”.
Materiais / recursos:
- 9 Embalagens de COMPAL de 1L
- 10 Embalagens de COMPAL de 330 ml
- 8 Embalagens de COMPAL de 200 ml
- 3 Embalagens de polpa de tomate COMPAL de 210 gr
- Cola quente
- Fios: lã (vermelho) e 1 rolo de fio “norte”
- Rede “galinheiro”
- 7 Jornais
- 6 Canas
- Tinta spray / cor: verde
- Agrafador
Metodologias:
Para a concretização do projeto foi necessário ter em atenção regras e/ou normas de higiene e segurança devido à situação da pandemia COVID – 19. Numa primeira fase, foi envolvida a comunidade escolar na recolha de embalagens Tetrapak de sumo Compal, com a cooperação do “Bufete” do estabelecimento de ensino, professores e alunos.
Após esta recolha procedeu-se à lavagem e desinfeção das embalagens e depois à abertura das mesmas (forma tridimensional para forma bidimensional).
No recurso bidimensional (a embalagem tetrapak) os alunos efetuaram o estudo das linhas e das vincagens assinaladas que estão na origem da configuração das embalagens, tal como se apresentam ao público; exploraram ainda características/propriedades do material, por exemplo a nível de resistência: corte/recorte, furar, agrafar, dobrar/vincar, torção e colagem; observaram ainda as formas de frutos representadas e fizeram uma pesquisa sobre o significado dos símbolos existentes nas referidas embalagens.
Após este estudo, os alunos transferiram o formato da planificação da embalagem (desenho de contorno) para uma folha de papel cavalinho e efetuaram diferentes propostas de elementos decorativos para a árvore de Natal.
Entre as várias propostas de trabalhos, foi decidido que seriam elaborados os seguintes elementos: grinaldas / fitas decorativas com representação de bolas e estrelas, anjos, árvores de Natal, prismas, flocos de neve e casas.
Após a seleção de elementos decorativos foi necessário fazer a separação de embalagens, tendo em atenção a capacidade/dimensão e as cores.
De seguida, tendo em atenção os projetos a concretizar e as orientações a seguir, foi efetuado o recorte dos diferentes símbolos, de frutos e imagens que decoram as embalagens que identificam os diferentes sabores, com intuito de selecionar elementos que sensibilizem a comunidade escolar para a reciclagem, assim como para providenciar recursos/as cores (diferentes tonalidades de amarelo/laranja, vermelho, verde) necessárias à decoração e à coloração dos enfeites, minimizando a necessidade de utilização de tintas.
Assim, os anjos foram realizados com as embalagens de 1 L de capacidade e aproveitando as vincagens já existentes para dar origem a formas cuja volumetria se assemelha a cones, cilindros e pirâmides. A aplicação de cor nestas figuras (por exemplo no cabelo e no fato) decorreu da colagem de pormenores de frutos e da aplicação de pontos simples com agulha e fio de lã vermelha.
As casas foram desenvolvidas tendo por base o formato de “paralelepípedo” de algumas embalagens de sumo e de polpa de tomate, tendo sido acrescentadas algumas decorações que simbolizam flores e os ajudantes do pai Natal.
As grinaldas / fitas decorativas, as estrelas e os flocos de neve foram realizados através do recorte das embalagens Tetrapak em círculos de diferentes dimensões e em tiras rectangulares que foram agrafadas entre si, formando as estrelas e os flocos de neve, e depois foram colados sequencialmente sobre fio “norte”, com auxílio de cola quente.
Os sólidos geométricos (tetraedro e octaedro) foram realizados tendo por base estudos anteriores efetuados na disciplina de Matemática e com recurso a planificações destes volumes.
Com algumas sobras das embalagens, que resultaram dos diferentes recortes, foram ainda efetuadas algumas representações da árvore de Natal através da “desconstrução” da forma triângulo – foram recortadas tiras com o formato de trapézio; estas tiras foram depois coladas sobre fio “norte” e foram decoradas com pormenores de frutos, figura do “agricultor”, folhas verdes e os símbolos: Tetrapak, FSC e Compal.
Após a concretização de todos os enfeites foi necessário responder ao seguinte problema: “E a árvore de Natal? Onde vamos colocar os enfeites?”
Perante estas questões, e tendo em atenção os princípios de reutilização de recursos/materiais, decidiu-se que seria construída uma árvore de Natal através da modelação de um cone (130 cm de altura) partindo da elaboração de uma estrutura com canas, revestimento com rede de galinheiro, preenchimento interior com folhas de jornal amassadas e por fim pintura com tinta de spray verde.
Após a configuração deste elemento de base foi efetuada a sua decoração com os diferentes enfeites e foi exposto no espaço escolar.
Intervenientes:
Alunos do 5.º Ano / Turmas F e H e alunos do 6.º / Turmas F.
Professora de Atelier de Artes responsável pela orientação do projeto: Carla Frazão
Professoras Coordenadoras do Programa Eco-Escolas: Ana Teresa Dias e Florbela Véstia
COORDENAÇÃO

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