Trabalhos 2021
Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Diário de bordo“Este ano, os enfeites estão por tua conta”
Mais um desafio Tetra Pak que a escola recebeu com muitas ideias e a vontade de inovar, dando largas à sua imaginação e sempre tendo a palavra Reutilizar como ponto de partida para todos os enfeites de Natal.
A nossa escola é constituída por dezasseis turmas, entre a pré e o 1º ciclo, e na reunião de preparação deste desafio, cada turma ofereceu-se para criar um enfeite de Natal diferente, respeitando o que era solicitado no regulamento.
De forma a Reutilizar os pacotes da Compal que os alunos consomem em casa, solicitou-se-lhes que trouxessem de casa pacotes vazios, que ficaram em “quarentena” uns dias para depois serem utilizados em segurança. Os nossos alunos são fiéis consumidores da Compal, pois rapidamente juntámos a “matéria-prima” necessária à elaboração dos enfeites.
Em cada turma, o professor e seus alunos, escolheram o enfeite de Natal que iria ser criado e planificaram como iria ser realizada a sua execução. Umas turmas decidiram fazer só um enfeite, onde todos iriam colaborar na sua realização e outras turmas, além de realizarem o enfeite em conjunto, cada aluno realizou também o seu e com eles decoraram a sala de aula.
As turmas realizaram um trabalho bem estruturado. Em cada turma, o primeiro grupo de alunos preparou os pacotes, abrindo-os de forma a poderem ser trabalhados. O segundo grupo riscou os moldes e o terceiro grupo recortou-os. De seguida o quarto grupo fez as dobragens e montou as peças para que o quinto grupo iniciasse a pintura. Por último, o sexto grupo de alunos, decorou o enfeite de Natal com a colagem dos símbolos sugeridos e/ou outros elementos.
Para os nossos enfeites brilharem e serem apreciados por todos, reutilizamos uma estrutura de árvore de Natal construída num ano anterior e que estava guardada na arrecadação e demos-lhe uma roupagem nova com o enchimento retirado de um édredon danificado.
Ao olhar para a nossa árvore de Natal e observar as reações/comentários dos nossos alunos felizes ao observa-la, constatamos que o nosso objetivo de mostrar que criar enfeites criativos e bonitos a partir da reutilização, neste caso de pacotes da Compal, é possível.
“Natal com a Compal é saboroso e especial!”
(Frase de um aluno enquanto participava na elaboração de um enfeite de Natal)