Trabalhos 2021

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Lareira com árvore de Natal<br/>Trata-se de uma lareira tridimensional construída com embalagens tetra pak (inteiras), coladas com cola quente; decorada com embalagens “tetrapak” da compal e com tintas de cores variadas.
Pinheiro de Natal<br/>No pinheiro, colocado ao lado da lareira, encontram-se diversos enfeites pendurados (renas, pinheiros, estrelas, botas...), os quais foram executados a partir de embalagens lavadas e “abertas”.
Árvore de Natal<br/>A árvore de Natal e a coroa de Natal foram construídas apenas com embalagens da Compal presas num suporte de arame.
O empenho dos alunos<br/>A execução deste desafio foi importante para a sensibilização da comunidade escolar relativamente à importância da reciclagem das embalagens.
Presépio<br/>O presépio foi feito com embalagens da Compal e restos de tecido e de outros materiais reutilizados.
Painel decorativo<br/>O Placard decorativo foi elaborado com embalagens da Compal e materiais reutilizados.

Memória Descritiva:

De acordo com o desafio lançado, foi proposto aos alunos que idealizassem os projetos a desenvolver e quais os materiais necessários para o mesmo, tendo sempre por base a utilização de embalagens “Tetra Pak” (da Compal).
O envolvimento dos alunos das turmas D e E do 5º ano, B e E do 6º ano, C do 8º ano e CAA na concretização deste desafio foi significativo, desde a planificação dos enfeites/decorações a construir, até à seleção e recolha dos materiais, necessários para a execução dos diferentes projetos.
Os alunos trouxeram para a sala de aula, embalagens “Tetra Pak”, consumidas em casa, assim como, outros materiais de desperdício, que recolheram junto das respetivas famílias.
Materiais utilizados: Foram utilizadas embalagens “Tetra Pak” variadas e da Compal e diversos materiais de desperdício: arame, retalhos de feltro; restos de tecidos; cartolinas, botões; rolhas utilizadas, assim como outros materiais/instrumentos: compasso, régua, lápis de grafite, tesoura, x-ato, pistola de cola quente, colas variadas, (de contacto e cola quente), tintas de várias cores.
Metodologia:
Houve várias turmas envolvidas na concretização deste desafio, tendo sido desenvolvidos vários “cenários natalícios”.
As diversas embalagens “Tetra Pak”, fornecidas pelos alunos, foram lavadas:
- Algumas foram utilizadas inteiras, sendo forradas ou decoradas com diversos materiais, tendo sido elaborados diversos enfeites, alusivos ao Natal: renas, boneco de neve, caixas de presentes, Pai Natal e outros.
- Outras embalagens foram “abertas” e nelas foram desenhados os diferentes moldes, os quais foram depois recortados e decorados, dando origem a diversos enfeites, todos fruto da imaginação e criatividade dos alunos.
- Lareira com árvore de Natal: (encontra-se exposta no átrio do 1º andar da escola)
A lareira com árvore de Natal e os respetivos enfeites/decorações foram elaborados pelas turmas D e E do 5º ano.
Trata-se de uma lareira tridimensional construída com embalagens tetra pak (inteiras), coladas com cola quente; decorada com embalagens “tetrapak” da compal e com tintas de cores variadas (para dar a ilusão de uma parede de tijolos e de fogo).
Encontra-se decorada com várias figuras representativas da quadra natalícia, elaboradas com embalagens “Tetra Pak” inteiras e nela estão também “penduradas” botas feitas com embalagens da Compal, recortadas.
No pinheiro, colocado ao lado desta lareira, encontram-se diversos enfeites pendurados (renas, pinheiros, estrelas), os quais foram executados a partir de embalagens lavadas e “abertas”.
A outra árvore de Natal e a coroa de Natal foram construídas pela turma B do 6º ano, apenas com embalagens da Compal presas num suporte de arame.
O presépio foi feito pela turma E do 6º ano, com embalagens da Compal e restos de tecido e de outros materiais reutilizados.
O Placard decorativo foi elaborado com embalagens da Compal e materiais reciclados pelas turmas C do oitavo ano, E do 6º ano e CAA.
A execução deste desafio foi importante para a sensibilização da comunidade escolar relativamente à importância da reciclagem das embalagens.
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png