Trabalhos 2021
EB 2,3 de Real - Agrupamento de Escolas de Real (Braga)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Esta atividade envolveu os alunos da turma D do 7º ano de escolaridade.Para a atividade "Este Natal, os enfeites estão por tua conta" foram construídos os seguintes enfeites: Pai Natal; Árvore dos desejos; 4 Duendes;6 Casinhas Compal; Anjo Tetra Pak; Estrela Vital; estrelas palhinhas;3 flocos de neve "Coronas".
Foram utilizados os seguintes materiais: Colas; Cartão; Embalagens Tetra Pak da Compal e de outras marcas; Palhinhas de embalagens de sumo Compal Pera; Tampas de embalagens Compal e de outras embalagens; Tintas acrílicas (branca, preta, amarela, vermelha); Pincéis; Tesouras; Pistola de cola quente
Caneta de tinta permanente preta; Caixas de ovos; Sacos de rede das batatas; Jornais; Furadores de formas (coração e estrela); Placa de esponja reaproveitada; Argolas de cartão reaproveitadas.
Para a construção do Pai Natal foram utilizadas várias embalagens Tetra Pak (são quase todas de marca Compal) para formar o corpo. Para a construção da cabeça fez-se uma bola amarrotando e sobrepondo as folhas de jornal. O pai Natal foi pintado com tintas acrílicas e foram usadas tampas de várias cores para fazer a boca, barba, olhos, cinto e outros pormenores. O gorro foi feito com três sacos de batatas e tampinhas.
Para fazer a árvore de Natal (árvore dos desejos) foram utilizadas folhas de jornal para fazer o tronco e os ramos. Depois com cola foram unidos os ramos ao tronco e por fim foram pintados com tinta branca.
Para a construção do anjo foram cortadas várias embalagens de Compal e utilizada a parte de dentro dando a forma de corpo de anjo. Depois foram utilizando furadores em forma de estrelas e corações nas embalagens Tetra Pak de diferentes cores, vermelha e amarela, e recortaram-se alguns pormenores das embalagens como os selos Tetra Pak e FSC, que foram utilizados para decorar o corpo do anjo.
Para a construção das casinhas Compal foi recortada a parte superior de embalagens pequenas de sumo Compal. Para a construção do telhado foram cortados e descolados cartões, para aproveitar o ondulado e posteriormente pintados de vermelho com tinta acrílica. Numa tampa amarela os alunos escreveram alguns desejos como PAZ, SAÚDE, ABRAÇAR, COMIDA, AMOR.
Para a construção dos duendes: os braços e pernas foram feitos com as palhinhas amarelas, aproveitadas das embalagens pequenas de Compal de Pera. Foram também usadas tampinhas de embalagens Compal e de outro tipo de embalagens para fazer a forma do corpo do duende. Para a construção do cinto foram aproveitados o símbolo FSC das embalagens Tetra Pak. Com uma caneta de tinta permanente preta foram desenhadas as caras de cada duende.
Para a construção das estrelas começou-se por fazer estrelas com as palhinhas amarelas encaixando umas nas outras. Para a construção da “Estrela Vital” foram utilizadas uma parte das caixas de ovos que também são de cartão FSC pintadas com tinta acrílica amarela e alguns recortes das embalagens Compal.
Para a construção dos flocos de neve "Coronas” começou-se por pintar com tinta acrílica vermelha as argolas de cartão. Recortou-se uma parte de embalagens Compal usando a argola como molde. Esses moldes foram colocados nas argolas e por fim foram unidas tampinhas e colocadas na argola .
A turma inspirada na atividade proposta escreveu este poema:
Um inimigo invisível
Quer destruir a Magia de Natal.
A turma dos Duendes será invencível
Com a magia da Estrela Vital.
Há coronas por todo o lado.
É um problema mundial.
Todo o mundo confinado
Incluindo os Duendes e o Pai Natal.
Os Duendes pensadores
Uma solução procuraram.
Os anjos protetores
E a estrela mágica invocaram.
O Anjo Tetrapak e a Estrela Vital,
Com a sua luz natural,
Apareceram ao Pai Natal
Para salvarem a Magia de Natal.
Meu querido Pai Natal
Não percas a esperança.
Aproveita este Natal
Para ensinares a cada criança
Que a Magia de Natal
Não está apenas no que é material
Mas também no que "é mesmo natural".
O Pai Natal,
Com algum medo,
Sugeriu a cada criança,
Que em vez de um brinquedo,
Pedisse um presente especial.
Para recordar este Natal,
Com jornal e casinhas Compal
Os Duendes construíram uma árvore especial.