Trabalhos 2021
Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Com o objetivo de construir um Natal mais sustentável, a Coordenadora do Programa Eco-Escolas da ESE e docente da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, Sónia Silva, sugeriu à comunidade escolar a participação no projeto “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”. Este projeto foi prontamente acolhido pela docente Fátima Silva, que, no âmbito da disciplina de Geografia, especificamente no subtema ”Evolução da População Mundial", binómio, aumento da população versus diminuição de recursos, e de acordo com os regulamentos expostos, propôs aos seus alunos do 8º ano (C, D, E e F), em contexto de sala de aula e do E@D, via plataforma classroom, o desafio de construírem decorações natalícias mais sustentáveis, com o intuito de os sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente, através da redução do consumo/custos, numa época em que os mesmos são excessivos, da reutilização, reconstrução e reciclagem de materiais. Também a turma H do 8.º ano participou neste desafio, sob a orientação da docente Fátima Melo.Para a concretização do projeto, cada aluno, individualmente, em contexto familiar, construiu o seu enfeite, selecionando predominantemente embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, assim como outros materiais reutilizados, como papel, cartão, tecido, esferovite, botões, tampinhas, algodão e ainda outros materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arames, tesouras, entre outros. Seguidamente, publicaram na classroom as fotos da construção dos trabalhos e/ou as memórias descritivas dos mesmos e posteriormente entregaram às docentes os respetivos trabalhos, em suporte físico, para integrarem a exposição no polivalente da escola. De todo o trabalho realizado, resultou uma árvore decorada, um tronco de madeira embelezado com todos os enfeites elaborados pelos alunos. De salientar o interesse e o empenho demonstrados pelos mesmos na execução dos seus trabalhos.