Trabalhos 2021
Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Numa perspetiva de educação ambiental e com um olhar atento ao mundo que nos rodeia os professores de Expressão Artística em quase todos os trabalhos que desenvolvem procuram sensibilizar os alunos para a reutilização de materiais. Tudo o que temos é proveniente da Natureza, sejam estes recursos renováveis ou não. Numa sociedade onde se verifica um consumo desmedido, as pessoas não param para pensar nos recursos gastos quer ao nível da matéria-prima, quer ao nível da energia necessária para a transformação dessa matéria-prima em materiais e objetos que nos rodeiam, além das toneladas de lixo e poluição que são produzidas.As embalagens Tetra Pak são necessárias à conservação e transporte dos alimentos, e estas são formadas por 3 materiais: papel, plástico e alumínio. O papel representa 75% da embalagem e tem como função dar resistência à embalagem. O alumínio representa 5% da embalagem e protege o alimento da luz, do oxigénio e impede a troca de aromas entre o alimento e o meio externo. E, finalmente, o plástico que representa 20% da embalagem e tem como função isolar o papel da humidade e impedir o contacto do alumínio com o alimento.
Numa embalagem com esta estrutura, nenhum conservante necessita de ser adicionado garantindo que o alimento é 100% natural mantendo a qualidade nutricional do mesmo e protegendo a saúde do consumidor, como é exemplo a marca Compal que acompanha os portugueses desde 1952, Sumol + Compal desde 2009.
Apesar de a embalagem ser maioritariamente constituída por cartão tem de passar pelo processo de triagem para que este seja separado das camadas de plástico e alumínio usadas para fabricar peças plásticas ou placas e telhas utilizadas na construção civil. Por isso devem ser colocadas no Ecoponto amarelo.
Este ano letivo e com o conhecimento do passatempo “Este Natal, Os Enfeites Estão Por Tua Conta”, foi divulgada a ideia junto de todas as turmas da escola, com a colaboração dos professores de Expressão Artística, nomeadamente nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica (2º ciclo) e Arte e Tecnologia (3ºciclo).
Os alunos responderam de forma motivada e cheios de ideias criando formas e estruturas possíveis de construção de enfeites de natal (objetos tridimensionais) a partir da reutilização das embalagens da Compal.
Os professores das referidas disciplinas, na lecionação da temática materiais, sensibilizaram os alunos para a importância da reutilização e reciclagem e esclareceram-nos sobre o processo, desde a produção da embalagem até à fase de reciclagem, e esclareceram o significado da sigla e FSC.
A construção dos enfeites com um espírito mais ecológico teve como principais objetivos:
- Promover a adoção de comportamentos sustentáveis em relação ao ambiente;
- Colaborar na formação da identidade e desenvolvimento da consciência cívica dos alunos;
- Aplicar competências transversais através da articulação de saberes de diferentes áreas disciplinares em torno de causas ambientais;
- Envolver as famílias na sensibilização para as questões ambientais.
Foi aberto um concurso interno, em que participaram quase todos os alunos da escola. Com o apoio e orientação dos Professores de Expressão Artística e dos Diretores de Turma, os alunos realizaram os enfeites com a colaboração dos Encarregados de Educação. Depois de reunidos os trabalhos, foram selecionados 20 enfeites a fim de participarem nesta atividade de âmbito nacional promovida pela Compal (marca SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco escolas da Associação da bandeira azul da Europa.