Trabalhos 2021

Escola EB1 nº 2 da Quinta do Conde (Sesimbra)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Anjo realizado a partir de embalagens da marca Compal, restos de lã, cartão e outros materiais complementares. Técnicas utilizadas: recorte, colagem, desenho e pintura.
Casa do Pai Natal iluminada<br/>Casa do Pai Natal iluminada - construída a partir de uma embalagem de 330 ml da marca Compal com recursos a técnicas várias e outros materiais complementares, tais como: algodão, vela, desenho, cola, etc.
Casa do Pai Natal construída com 2 embalagens da marca Compal, algodão, botões, restos de tecido e eva. Técnicas utilizadas: recorte, colagem e pintura.
Pai Natal construído com 1 embalagem e 1 garrafa da marca Compal, botões, algodão e fita vermelha. Técnicas utilizadas: recorte, colagem e pintura.
São José construído com 1 embalagem da marca Compal de 200ml, restos de tecido, lã, 1 rolha de cortiça e uma palhinha para a bengala. Técnicas utilizadas: recorte, colagem e desenho.
Árvore de Natal decorada com enfeites de Natal realizados pelas crianças e suas famílias a partir de embalagens da marca Compal e símbolos Tetra Pak e FSC e outros materiais complementares que Eco-abrilhantaram o Natal 2020.

Memória Descritiva:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA – 172388
EB1 nº2 da Quinta do Conde
“ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA”
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Designação da atividade: ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA
Escola: EB1 nº2 da Quinta do Conde
Morada: Rua Serra d`Aire, Boa Água, 2975-173 Quinta do Conde
Contacto: 21 2100256
Intervenientes: Desafio lançado às famílias dos alunos para participarem em parceria com a escola.
Atividade a desenvolver: construir enfeites de Natal com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, identificados com os símbolos Tetra Pak e FSC.
Objetivos:
-Construir enfeites de Natal com embalagens da Tetra Pak da marca Compal, identificadas com o seguinte selo: (Tetra Pak) e envolver as famílias dos alunos neste passatempo;
-Alertar para a deposição destas embalagens no ecoponto amarelo e ainda para o seu selo/ símbolo FSC®;
-Chamar a atenção das famílias, crianças e jovens para a importância da reciclagem e a construção de um futuro mais sustentável;
-Sensibilizar a comunidade educativa para a reutilização criativa, divertida e pedagógica de material preferencialmente reutilizado.
Metodologia
Para a construção dos enfeites de Natal a concurso, teve-se em conta, o regulamento e a seguinte metodologia: lançou-se o desafio às famílias dos alunos, sensibilizando-os para a reutilização criativa, divertida e pedagógica de enfeites de Natal. Estes foram construídos predominantemente com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal e enriquecidos com os outros materiais complementares, tais como: cola (líquida ou quente), tintas, cordéis, arame, restos de tecido, lã, botões, tampinhas, algodão ou outros (preferencialmente reutilizados). Nos enfeites construídos as famílias e os alunos colocaram em destaque a marca Compal e o símbolo FSC® e todos os trabalhos são predominantemente da cor, vermelha e amarela.
As famílias aderiram positivamente ao desafio lançado e os enfeites a concurso foram selecionados, em assembleia de turma, tendo em conta os critérios do seu regulamento. Todos os eco-enfeites construídos foram colocados e eco-abrilhantaram, a Árvore de Natal do exterior da nossa escola.
Registo Fotográfico do processo de construção de cada enfeite de Natal
Os materiais utilizados nos enfeites de Natal foram: embalagens da marca COMPAL e outros materiais complementares, tais como: cola (líquida ou quente), arame, tampinhas, algodão, arame, resto de tecido e lã, botões, tampinhas, tintas, velas reutilizadas, etc.
Para a operacionalização dos enfeites de Natal foram utilizadas as seguintes técnicas: recorte, colagem, desenho, pintura e decoração dos mesmos com vários materiais complementares.
Todos os enfeites de Natal foram realizados em casa, em família.
ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA
Os enfeites a concurso
-Casa do Pai Natal iluminada
construída a partir de uma embalagem de 330 ml da marca Compal com recursos a outros materiais complementares, tais como: algodão, vela…
-São José construído com 1 embalagem da marca Compal de 200ml, restos de tecido, lã, 1 rolha de cortiça e uma palhinha para a bengala.
-Pai Natal construído com 1 embalagem e 1 garrafa da marca Compal, botões, algodão e fita vermelha.
-Casa do Pai Natal construída com 2 embalagens da marca Compal, algodão, botões, restos de tecido e eva.
-Anjo realizado a partir de embalagens da marca Compal, restos de lã e cartão.
- Árvore de Natal decorada com os enfeites de Natal realizados pelas crianças e suas famílias a partir de embalagens da marca Compal, os símbolos da Tetra Pak e FSC e outros materiais complementares que Eco-abrilhantaram o Natal 2020.
A avaliação da atividade
Pensamos que sensibilizámos os alunos e suas famílias para as boas práticas relativas à recolha seletiva de embalagens líquidas como resíduos recicláveis e para a sua reutilização criativa.
Como Eco-Escola cabe-nos influenciar e valorizar as atitudes positivas face ao meio ambiente através da adesão em iniciativas como esta, mobilizando a comunidade educativa, também, para a sua colaboração.
Juntos para uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
EB1 nº2 da Quinta do Conde, 11 de dezembro 2020
As coordenadoras do Programa Eco-Escolas,
Helena Prates
Vanda Cabrita
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png