Trabalhos 2021

Escola Secundária de Amarante (Amarante)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Produto final Enfeites de Natal
Estrela
detalhe Tetrapak
nova vida do nosso ramo caído
Processo de criação colaborativo
recortes

Memória Descritiva:

Este trabalho é fruto da colaboração entre alunos, professores e funcionários. O tratamento da árvore, um ramo de sobreiro caído atrás das oficinas da nossa Escola, foi da responsabilidade conjunta dos Professores Alice Sousa, Isabel Araújo, Daniel Abreu e Manuel Cardoso e dos alunos do 10º PTGEI. A recolha de embalagens Tetra Pak, principalmente de Compal, teve a colaboração da Professora Paula Ribeiro e alunos de SSP (7º ano). Os moldes dos enfeites de Natal foram realizados por um grupo de alunas do 12º CT4. As assistentes operacionais do Bar e do Ginásio colaboraram com a recolha de resíduos de Tetra Pak e papelão. O presépio foi desenhado pelo professor Júlio Cunha, recortado por um grupo de alunas do 10º CLH1 e o arranjo estético, e recorte de todos os enfeites esteve a cargo de alunos do 11º AV, durante uma aula de substituição.
Maioritariamente, foram reutilizadas embalagens, da tetra pak da marca Compal, por ser uma das parcerias do Programa Eco-Escolas. Foram também reutilizadas algumas embalagens de leite e sumos (Tetra Pak), caixas de papelão que embalam os pacotes de sumo Compal, tampinhas e ráfia para prender os enfeites, tratando-se de matérias não prejudiciais para o ambiente.
Os enfeites obedeceram ao regulamento estipulado pelo Programa Eco-Escolas.
A árvore de Natal foi colocada na sala de convívio dos alunos, por ser o espaço comum a toda a comunidade educativa e onde a mensagem “passa” mais facilmente.
E não te esqueças:
RECICLA SEMPRE AS EMBALAGENS DA
TETRA PAK NO ECOPONTO AMARELO!
Nota Final:
Para além da importância ambiental que tem a correta separação das embalagens da Tetra Pak, regista que:
- o sobreiro (Quercus suber) contribui para a sustentabilidade ambiental, económica e social; o nosso país é o maior exportador mundial de cortiça (casca do sobreiro), sendo , por diversas razões, fundamental preservá-lo;
- a Escola está implantada num espaço conhecido na cidade de Amarante como sendo o “Lugar do Sobreiro”, sugerindo a existência de um sobreiro de grande porte (talvez este, que secou e deixou cair o ramo que aqui se encontra) que permitia identificar o local. É clara, portanto, a estreita relação desta árvore com o nosso património cultural, sendo que preservação de um outro exemplar que existe na Escola constitui a perpetuação da História e Cultura dos amarantinos.
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png