Trabalhos 2021
Escola Básica de Delães (Vila Nova de Famalicão)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Memória descritivaProjeto: “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”
Intervenientes: alunos, professores, assistentes operacionais e comunidade educativa (ao enviar para a escola as embalagens da COMPAL)
Materiais:
• Embalagens da marca COMPAL;
• Fitas de embrulhos;
• Cola, tintas e purpurinas;
• Rolos de cartão de tecido provenientes de uma confeção;
• Cordas.
Metodologia
Inicialmente procedemos à sensibilização dos alunos para o projeto. Através destes mobilizámos os Pais e Encarregados de Educação para a recolha de embalagens da marca COMPAL.
Recolhidas as embalagens, os alunos procederam à sua lavagem e abertura. Depois realizamos os enfeites de Natal: bolas, estrelas coroa e lanternas. Para realizarmos as bolas, os alunos, contornaram o molde em forma de círculo nas embalagens. Cortaram-nos e dobraram-nos ao meio. Depois, colaram os círculos, colocaram uma fita ao meio e colaram-nos formando o enfeite. Outro modelo de bolas: alunos recortaram os pacotes em tiras, furaram-nas com ajuda do furador de folhas e prenderam as tiras todas juntas com ataches. Para realizarmos as estrelas, os alunos fizeram um molde em forma de triângulo, contornaram o molde nas embalagens formando 32 triângulos. Cortaram-nos, fizeram medições e dobraram-nos para formar uma espécie de “pirâmide”. Depois colaram-nos aos pares, formando uma estrela. Em cada estrela foram utilizados 8 triângulos. Para realizamos as lanternas, os alunos lavaram as embalagens, recortaram retângulos (de forma a parecerem janelas), pintaram tudo e finalizaram com purpurinas, dando um toque mais Natalício. Para a elaboração da coroa, os alunos recortaram as embalagens em forma de folhas de azevinho e colaram numa superfície de cartão. Aproveitaram as tampas para fazerem o centro da coroa.
No final, para colocarmos os lindos enfeites, construímos uma árvore com reaproveitamento de rolos de tecidos, presos com corda e decoraram com um pouco de purpurina.
Todos os restos das embalagens e bocados não utilizados foram colocados no ecoponto amarelo, sensibilizando toda a comunidade educativa para a utilização deste ecoponto. No projeto a concurso estiveram envolvidos, a educadora da educação pré-escolar e os do primeiro ciclo (de todos os anos de escolaridade), os quais fizeram a articulação com os restantes elementos, numa constante partilha, distribuição de tarefas e envolvimento.