Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Recorte das embalagens Tetra Pak
Colagem de materiais complementares
As vinte decorações de Natal selecionadas
Árvore de Natal: plano geral
Árvore de Natal: pormenor
Árvore de Natal: pormenor

Memória Descritiva:

A participação neste desafio inseriu-se no tema “Alterações ao ambiente natural”, da disciplina de Geografia, promovendo o consumo responsável conducente à redução da produção de resíduos, por via da reutilização. A implementação desta atividade envolveu professores de Geografia, Físico-Química, Educação Visual e Inglês.
A primeira etapa teve início com a leitura atenta do regulamento do concurso, designadamente no que respeita à tipologia e características dos trabalhos a realizar, ao que se seguiu uma tempestade de ideias, na qual os alunos deveriam pensar em possíveis decorações de Natal, podendo os pais/encarregados de educação intervir neste processo. Naturalmente, a procura de inspiração passou pela Internet, embora com a condição de cada aluno pensar numa forma de personalizar algum enfeite que encontrasse e que gostasse de produzir. Outra fonte de inspiração foram as prateleiras das lojas, nesta época repletas de decorações. Seguidamente, cada aluno apresentou à turma o seu projeto e os colegas tiveram a possibilidade de dar sugestões de melhoria.
No sentido de arranjar as embalagens Tetra Pak da Compal para a realização dos enfeites de Natal, foi levada a cabo uma ação de recolha. Foi pedido aos alunos das turmas envolvidas, assim como a alunos de outras turmas e aos professores da escola, que trouxessem embalagens. Os restantes materiais foram recolhidos nas caixas de costura das mães e das avós.
A segunda fase consistiu na elaboração dos enfeites, que decorreu nas aulas de Geografia e Educação Visual, fazendo-se o registo fotográfico do processo.
O material predominante, e que funciona como base de todos enfeites, são as embalagens Tetra Pak Compal, ao qual se juntaram materiais complementares como pedacinhos de tecido retirados de três retalhos de tecido polar preto, vermelho e branco; um gorro de Pai Natal velho e pedacinhos de feltro e bolinhas vermelhas e laranja que sobraram das decorações de Natal do ano anterior. Também foi utilizado fio vermelho para fazer os braços e as pernas de alguns bonecos e fitas recolhidas nas caixas de costura. Foi necessário recorrer à utilização de cola, mas optámos por não utilizar tintas, mantendo as cores originais dos materiais. Todos os enfeites têm dupla face, para ficarem mais bonitos na Árvore de Natal. Para pendurar os enfeites, foi utilizado fio-do-norte fino. Os símbolos Tetra Pak, FSC e Compal foram utilizados como elementos decorativos, sempre que não eram visíveis no material de base.
O total, foram realizados perto de trinta decorações, das quais foram selecionadas vinte.
Finalmente, foi montada a Árvore de Natal no átrio da escola. Foi utilizada uma oliveira sem folhas que temos no Clube Eco-Escolas e que habitualmente utilizamos em exposições. A base foi decorada com serapilheira, ramos de árvores e pinhas.
Após o registo fotográfico da Árvore de Natal para submissão no concurso, foram colocadas as restantes decorações, pois todos os alunos do 9.ºC, aos quais se juntaram duas alunas do 9.ºH, se empenharam neste desafio, realizando trabalhos criativos.
Naturalmente, o que restou as embalagens foi colocado num dos sacos amarelos da recolha de plástico e embalagens da Campanha Ecovalor, promovida pela Suldouro e na qual a nossa escola participa.
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png