Trabalhos 2021
Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro (Aveiro)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Neste projeto, foi possível envolver a Comunidade Escolareas famílias, de forma a conseguir obter um número elevado de embalagens daTetra Pak da Marca Compal para os alunos conseguirem realizar os diferentes enfeites de Natal.Também foram recolhidas embalagens que se encontravam nos ecopontos amarelos da escola.Participaram alguns alunos do 2ºciclo (nomeadamente 6º ano), os quais se envolveram com muito entusiasmo em todas as etapas do projeto. Esta atividade promoveu o desenvolvimento do sentido estético,a criatividade e a consciencialização da importância da reutilização e reciclagem de materiais,tendo permitido ainda o desenvolvimento de múltiplas competências, nomeadamente: desenhar,medir, traçar, recortar, dobrar, colar e pintar.1ªETAPA –Após a apresentação do desafio aos alunos,foi feita a sensibilização para a importância da deposição seletiva das embalagens da Tetra Pak, no ecoponto, prática comum na nossa escola.
2ªETAPA –Passou-se, de seguida à troca de ideias e aproveitou-se a recuperação e consolidação das aprendizagens que estavam relacionadas com geometria.
3ªETAPA–Foi decidido construir 10 enfeites de Natal: 3 bolas, 1PaiNatal, 1 árvore e1estrela a partir de traçado geométrico;2 estrelas tridimensionais e 2 enfeites a partir da planificação de embalagens (prenda e pirâmide). Para isso, utilizaram-se vários materiais e utensílios, tais como:embalagens da Compal, cola líquida de tubo,cola termofusível, compasso, régua, esquadro, lápis de grafite, tesoura, cordel,tintas, fio de algodão.
4ªETAPA –De seguida, utilizando tesouras,as embalagens foram aberta se limpas.Iniciaram-se os diferentes tipos de enfeites: -A partir da divisão da circunferência em 3 partes iguais e do desenhado figura geométrica inscrita(triângulo equilátero), recortaram-se 40 círculos para construir 2 bolas de Natal com embalagens (20 círculos para cada bola). Posteriormente,dobraram-se os lados do triângulo, ficando a zona fora do triângulo para a colagem(aba). Colaram-se vários grupos de 5 círculos deixando numa das bolas as abas para dentro e o prateado da embalagem visível e noutra bola as abas ficaram visíveis para fora.Uma outra bola de Natal foi construída a partir da divisão da circunferência em 5 partes iguais e desenhada a respetiva figura geométrica (pentágono). Procedeu-se ao corte de uma parte das base montagem a partir do encaixe de 12 unidades. Nos trabalhos teve-se o cuidado de aproveitar as zonas das embalagens onde predominavam mais os amarelos e vermelhos.-Uma das estrelas tridimensionais foi elaborada a partir de 6 quadrados, com cortes perpendiculares. Posteriormente colados e montados segundo uma determinada sequência. A outra Estrela tridimensional, foi criada a partir da construção do triângulo equilátero com régua e esquadro. Depois da passagem para o tetrapak, foi recortado. Para dar o efeito tridimensional procedeu-se à criação de uma altura, onde foi aplicado o meio corte e a dobragem. Desta forma,o adorno fica com duas faces distintas –uma, onde aparece a parte prateada que foi complementada com restos de embalagens colados,vazados em figuras de estrelas, lua, renas e flocos de neve. A outra face com a ilustração publicitária da compal.-No caso dos enfeites a partir da planificação de embalagens: Prenda –partindo da planificação do cubo, procedeu-se à sua passagem para o tetrapack, excluindo-se duas das faces. Seguiu-se o recorte da planificação e depois a colagem da aba. Envolveu-se este “cubo” com fio de algodão vermelho, para simular o efeito de prenda.Pirâmide triangular –o processo foi o mesmo. No entanto, antes da colagem da aba, foi aplicado o vazamento de 3 furos e a base de baixo feita de forma a poder ser aberta e fechada. Estas diferenças vão de encontro a algumas ideias surgidas – enquanto enfeite, primeiramente, depois servir de embalagem para oferecer a alguém com um bombom no seu interior ou em vez disso com alfazema para colocar em roupeiros (daí os três furos).-O Pai Natal, a Árvore de Natal em livro e a Estrela tipo Cadente, surgiram pela criatividade e imaginação e também pelo aproveitamento das embalagens em questão. Daí aparecerem mais colagens sobrepostas, criando ao mesmo tempo texturas.