Trabalhos 2021

Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Processo de construção da estrela: medir quadrados de 10cm por 10cm; cortar os quadrados de 10 cm por 10 cm; dobrar a meio, na horizontal e na vertical (em +); dobrar vértice com vértice (em X); cortar pelo + até meio de meio; dobrar ficando em vértice;
Processo de construção da estrela: colagem com cola quente;
Processo de Construção da bola;
Processo de construção da bola com cola quente;
Pormenor de uma estrela pendurada na árvore;

Memória Descritiva:

Esta atividade foi desenvolvida de forma colaborativa pelos alunos das turmas do 5ºC e 6ºB nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2º ciclo.
O trabalho iniciou-se com a recolha do material necessário – embalagens Tetra Pak. Nesta primeira fase, solicitou-se a colaboração dos alunos do 2º e 3º ciclos, bem como de docentes e funcionários do estabelecimento de ensino.
Em contexto de sala de aula, foi discutido com os alunos a forma estrutural dos enfeites a realizar. Posteriormente, passou-se para a fase de construção dos enfeites a partir de embalagens Tetra Pak da Compal e utilizando recorte, dobragem e colagem. Não esquecemos de dar visibilidade em alguns enfeites os símbolos TETRA PAK, FSC e COMPAL.
Materiais utilizados: embalagens Tetra Pak da compal, cola líquida UHU, cola quente, tesoura, régua e/ou esquadro, lápis de grafite, fio, missangas.
Foram realizados vários enfeites para decorar a árvore de Natal: dois tipos diferentes de estrelas e bolas;
Na construção das estrelas o processo de construção foi igual o resultado final é que mudou. Começou por se medir quadrados de 10cm por 10cm; cortar os quadrados de 10 cm por 10 cm; dobrar a meio, na horizontal e na vertical (em +); dobrar vértice com vértice (em X); cortar pelo + até meio de meio; dobrar ficando em vértice; colar com cola quente; na estrela 1 corta-se as abas que dobramos e na estrela 2 colam-se uma à outra com cola quente. (São necessários 2 quadrados para cada estrela); colocar o fio para pendurar;
Na construção das bolas começou por cortar-se as tiras; colar com cola quente em forma de arco umas em cima das outras; colocar o fio para pendurar;
Mais uma vez, foi feita uma sensibilização junto da comunidade escolar para a importância da reutilização de embalagens e deste modo de resíduos para com eles construir objetos significativos.
Estes alunos em concreto participaram e envolveram-se em todos os processos da elaboração dos enfeites de Natal com bastante entusiasmo, grande dinamismo e criatividade. Deram uma nova vida e utilidade às embalagens que deixaram a nossa escola mais bonita nesta quadra natalícia.
A professora responsável,
Inês Margarida S. Pintado
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png